Flag of Great Britain Flag of Brazil

domingo, 15 de maio de 2016

1 ano de Irlanda! Reflexões sobre passado, presente e futuro

Este post tem um dia de atraso pela contagem original, mas pra ser sincero, who cares?


Um ano. Há um ano atrás eu dizia adeus à minha antiga vida. Uma vida que já não me agradava mais, e que por inúmeros fatores só parecia me empurrar para o que parecia inevitável: eu precisava abrir as portas e descobrir como era a vida - literalmente - lá fora.

Tendo como plano aprimorar o conhecimento no idioma inglês - assim como na minha almejada área de atuação à qual eu queria dar um novo passo, acho que posso parafrasear Júlio César nessa minha jornada de realização pessoal: Veni, vidi, vici (vi, vim e venci). 

Venci porque tive a oportunidade conhecer e conversar com pessoas de diversos cantos da Europa e do mundo, e aprender muito com elas, suas particularidades e referências culturais que muitas vezes gritavam mostrando diferenças, mas o se provava que no final de contas somos todos seres humanos. Venci porque pude ter a companhia de amigos com os quais tive uma afinidade instantânea, e lembrarei pra sempre todas as intermináveis conversas sobre os mais filosóficos momentos (outros nem tanto), viagens e risadas. Venci porque mesmo sendo a pessoa mais "friorenta" que se teve notícia, suportei e aprendi a conviver com o frio, vento e chuva na Irlanda e sinceramente, depois do perrengue em Galway com isso, nada em Dublin me abala! Venci por conhecer e aprender muito sobre um país que eu pouco conhecia, e mesmo ainda sem me sentir uma real parte dele, tenho muita admiração, e sei que uma parte da minha vida e da minha história ficará pra sempre ligada a ele.

Venci, penso eu, porque dei minha cara à tapa em tudo que tentei: fosse diretamente com a língua, a tentativa da bolsa em uma universidade irlandesa e os diversos currículos enviados. Vieram incontáveis "nãos". Mas no final das contas, analisando das minúsculas às maiores coisas, também vieram incontáveis "sims". E é difícil não pensar em ter conseguido um emprego aqui como um dos maiores deles. Agora já oficializado, sou um trabalhador na República da Irlanda, e cara, isso é muito legal! Eu, vendo de onde saí, e onde cheguei! E confesso que isso só me dá mais vontade de ir ainda mais longe!

Venci porque consegui enxergar mais claramente como o mundo gira pelas bandas de cá. Entender pontos políticos e econômicos que muitas vezes pareciam distantes ficou mais fácil e coeso. No entanto quero aprender ainda mais sobre toda a história desse continente tão peculiar (e de início um livro de 1400 páginas me aguarda, rs). Mas mais do que isso: ironicamente, acredito que, mesmo de longe e com fontes de certa forma limitadas, consigo entender (e admirar) muito mais o meu país e sua história. Poder analisar de fora de fato ajuda a entender ainda mais o todo, na minha opinião.

Venci porque soube me adaptar. Nova comida, novo modo de se vestir, novo clima, nova língua, novas pessoas, novos lares, nova vida. Venci porque nos últimos tempos precisei - mais do que nunca - aprender a ser minha melhor companhia. Fazer várias coisas que jamais imaginei ou quis fazer sozinho hoje na realidade faz parte da minha vida e rotina. E juro, adoro sempre estar com amigos e pessoas interessantes, mas desfrutar da minha companhia não trás e nunca me trouxe o menor problema, muito pelo contrário!

Venci, afinal, porque consigo sentir quase fisicamente o quanto toda essa experiência mudou meu modo de agir e pensar. Sei que nunca mais vou ser o mesmo depois de tudo que vivi durante esse período, e preciso ser sincero: isso me soa maravilhosamente bem.*


*E o melhor é que isso tá só começando!!!
____________________________________________________________________________________________

Anúncio:

Pensei bastante nos últimos tempos, e acabei decidindo que irei usar desse post pra iconicamente simbolizar o último desse blog. A concepção (e realidade) desse pequeno rapaz foi, na maior parte do tempo, a de um diário de intercâmbio. A realidade, sejamos sinceros, é que não tem mais intercâmbio, e não tem mais Galway. Pensei em mantê-lo apenas como relato das minhas viagens, mas já fiz duas - Escócia e França - as quais sequer consegui começar a escrever aqui. Tenho trabalhado muito você quis dizer: hora-extra todo dia, e como sempre gasto muito tempo pra criar um post, entre escrever/revisar/escolher imagem bonitinha pra ilustrar, fazer isso no pouco tempo livre que tem me restado muitas vezes acabava me dando mais a sensação de obrigação do que de prazer, o que definitivamente não quero que o blog se torne. 

Pode ser que eu mude de idéia amanhã, pode ser que eu crie um outro blog amanhã, ou pode ser que não. O blog não será desativado, e pretendo continuar ajudando todo mundo que tiver dúvidas sobre intercâmbio/Galway/Irlanda com o que eu puder (inclusive em breve chega um projeto muito legal ligado a isso, e fatalmente volto aqui pra fazer uma atualização sobre o assunto). Se alguém quiser me encontrar "pela Internet afora" (a.k.a "redes sociais") eu sei que tem sempre um jeito, afinal muita gente já me achou sem eu nunca ter divulgado nada aqui, rs até na minha conta do Youtube (?!) já apareceu gente. E não, eu não sou youtuber, haha! 

O blog hoje possui alguns milhares de acessos, o que me deixa surpreso e contente, dada a divulgação mínima que fiz sobre ele, mas realmente espero que ele tenha servido/sirva como base de informação ou até entretenimento por entre esses ENORMES 65 posts escritos aqui. Me despeço com alegria de todo mundo que já passou algum tempinho aqui, com um carinho ainda maior aos que "deram as caras" nos comentários. Vocês não sabem o quanto isso é válido e incentivador (por mais clichê que pareça).

No mais um abraço, e até uma próxima!


Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário